Castro Soromenho

01/07/2009

António Faria – Companheiro de Caminho: Castro Soromenho.

O cineasta António Faria relata aspectos da vida de Castro Soromenho em belo artigo publicado na revista LATITUDES (número 27, setembro de 2006). Faria, que adaptou para o cinema o livro Os Flagelados do Vento Leste, de Manuel Lopes, conviveu com Castro Soromenho em Paris, na época do exílio do escritor no início dos anos sessenta. O cineasta recorda igualmente a figura marcante de Câmara Pires, verdadeiro “embaixador dos movimentos de libertação” dos povos africanos.

O artigo está disponível em pdf no sítio revues plurielles.

 

Trechos: “Sentados naquela cama, na casa super-aquecida do embaixador Câmara Pires, na rua Hippolyte Maindron, disse-lhe uma tarde que queria realizar um filme a partir do seu romance Viragem, a sua melhor obra, mas só o podia realizar quando eu tivesse quarenta anos. Ele fitou o gaiato perante essa mirabolante explicação, assim tão prontamente calendarizada. De facto!

“É um romance de grande maturidade. Quero ter maturidade para o poder realizar”, expliquei eu com a maior convicção. Castro Soromenho escondeu o riso, passou a mão condescendente pela rala cabeleira branca e assentiu enfim com um monossílabo.”

“Numa carta a Manuel Lima, publicada por este, datada do Havre, 16 de Junho de 1965, quando estava de partida para a América do Sul, escreveu: ‘[…] a vida de exilado, paredes meias com a miséria, não me desmoralizam, nada de horizontes negros, mas deu-me uma lucidez por vezes tão fria que me faz mal aos nervos… Por tudo e por nada a análise impõe-se-me. Os homens e a vida reduzidos aos seus verdadeiros limites, eis o que me dá este estado de lucidez. Um homem só face aos homens e à vida. Ela mesmo a ver-se por dentro até às profundidades do seu ser… E ver o que a vida faz dos homens. Assim compreendo-os melhor, mais do que nunca, sou seu companheiro’.”

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: