Castro Soromenho

21/09/2009

Os antifascistas portugueses no Brasil

Filed under: Literatura — Tags:, — sobrecs @ 16:39

Miguel Urbano Rodrigues proferiu em Grenoble importante conferência sobre os exilados portugueses no Brasil que foi publicada em ODiario.info.

O autor recorda a trajetória do jornal “Portugal Democrático” e o apoio dos intelectuais brasileiros. Ele nos diz que “[p]ara essa solidariedade contribuiu o facto de destacadas personalidades da oposição democrática terem optado pelo Brasil como terra de exílio. Entre elas, dois ex candidatos à Presidência da República, o general Humberto Delgado e o Prof. Ruy Luis Gomes, e o capitão Henrique Galvão, que comandou o sequestro nas Caraíbas do paquete Santa Maria. Em universidades e em grandes diários marcaram presença académicos, políticos escritores e jornalistas prestigiados como José Morgado, Adolfo Casais Monteiro, Jorge de Sena, Sidónio Muralha, Fernando Lemos, Vitor Ramos, Barradas de Carvalho, Castro Soromenho, Maria Archer, Tito de Morais, Manuel Sertório e Vitor Cunha Rego”.

De fato, o apoio da intelectualidade brasileira (António Cândido, Sérgio Buarque de Hollanda, Ruy Coelho e tantos outros) foi extremamente importante para os exilados portugueses e muitos deles encontraram abrigo na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e no jornal “O Estado de São Paulo”.

A iniciativa de Miguel Urbano Rodrigues contribui para resgatar a história, hoje quase esquecida, da oposição portuguesa no Brasil. Muitos outros nomes devem ser lembrados, tais como o capitão Sarmento Pimentel, Teresa Sá Nogueira, Vitor Tomás e Joaquim Duarte Batista que era o proprietário do jornal antifascista “A Semana Portuguesa”. O artigo não deixa de ser também um tributo à memória de todos aqueles portugueses exilados que, como Casais Monteiro e Castro Soromenho, não viram os cravos.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: