Castro Soromenho

09/04/2010

Cândido Beirante – Camaxilo: A Metáfora do Espaço Infernal em Castro Soromenho

“Ver-se-à que, em qualquer dos dois romances [Terra Morta e A Chaga], Camaxilo assume as características típicas do espaço – fechado, quiça, do espaço concentracionário. Esta novelística do espaço urbano pode ser encarada como a expressão plástica ficcional do espaço prisional, afim do «locus horrendus» clássico. Prisão exterior, segundo todas as aparências, e prisão interior, principalmente, pelas cadeiras que acorrentam a alma das personagens.

A imagem, do espaço concentracionário pode aplicar-se a Camaxilo pelas referências explícitas do discurso do narrador que compara a vila-de-cima a uma praça forte e em que a prisão é um microcosmo paradigmático. O valor adquirido pela prisão de Camaxilo servirá para provar que ao falar-se da metáfora do inferno não se está a fazer uma leitura ousada.

A viagem do leitor desta ficção até Camaxilo – lugar saturado de história nos confins da fronteira nordeste de Angola é uma viagem até ao hades terráqueo ao «huis clos» sartriano.”

O artigo está disponível no sítio da União dos Escritores Angolanos (A metáfora – Cândido Beirante). Cândido Beirante é o autor de Castro Soromenho – um escritor intervalar, dissertação de doutoramento, orientada pelo professor Salvato Trigo, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto e publicada em Lisboa, 1989.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: