Castro Soromenho

03/01/2014

Ana Lúcia Lopes de Sá – A ruralidade na narrativa angolana do século XX

“A literatura é um dos meios de representação da nação, desempenhando um papel central na ilustração do percurso histórico da sociedade que pressupõe ilustrar. No contexto angolano, o conceito de nação envolve problemáticas identitárias dependentes de formulações nacionalistas operadas antes e após a independência, condensadas na necessidade de criar discursivamente o referente ‘Angola’. A tendência dominante da narrativa angolana privilegia o ambiente urbano, mormente luandense, como cenário espacial, cultural e social. Mas dos romances angolanos publicados durante o século XX, até ao fim da guerra civil, extrai-se um corpus de obras centradas no universo rural, de modo a reflectir sobre o modo como o discurso moderno a cargo de intelectuais produtores de alta cultura valoriza ou negligencia o rural.”
A tese de doutoramento de Ana Lúcia Lopes de Sá – orientada por José Carlos Venâncio e co-orientada por Salvato Trigo – está disponível no sítio do Prof. Adelino Torres (aqui).
O sítio do professor cumpre o importante objetivo de “[p]ôr ao alcance imediato dos estudantes e professores textos e ilustrações que, em vários domínios, se encontram espalhados pela Internet ou que são de difícil acesso; Divulgar trabalhos inéditos ou pouco conhecidos de investigadores portugueses e estrangeiros; Conjugar vertentes diversificadas do conhecimento, tanto no domínio das Ciências Sociais e Humanas como noutros campos científicos e culturais. Promover trabalhos de estudantes (teses, outros textos, imagens, grafismos, etc.)”.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: