Castro Soromenho

06/07/2019

Susana Pimenta e Orquídea Ribeiro – O sujeito pós-colonial em Castro Soromenho, Luandino Vieira e Mia Couto

“Partindo da teoria apresentada por Hommi Bhabha acerca do sujeito pós-colonial, do sujeito in-between ou intersticial, reflete-se acerca da ideia de pós-colonialidade e da representação ou ressonância desta em Castro Soromenho, Luandino Vieira e Mia Couto. Os textos analisados tendem a afastar-se de um lugar histórico-cultural intersticial, algures entre as experiências colonial e pós-colonial (Soromenho e Vieira) e a refletir as experiências pós-coloniais dos sujeitos. O termo ‘pós-colonial’ não reúne consenso, sendo que a maioria dos críticos entende o período pós-independência como sendo ‘pós-colonial’, o que não reflete a realidade dos países africanos de língua portuguesa. O texto escrito foi o meio usado por alguns autores durante a época colonial para afirmar a identidade cultural do povo. A resistência cultural é visível em alguns textos produzidos durante o colonialismo que mostram formas de desafiar o colonizador, como os de Luandino Vieira. Mia Couto afirmou-se como escritor só no período pós-independência, mas alguns dos seus personagens identificam-se como sujeitos pós-coloniais, como é o caso de Bartolomeu em Venenos de Deus, Remédios do Diabo.”

O ensaio foi publicado em Mosaicos Culturais I – Olhares e Perspetivas, (aqui), Fernando Moreira e Orquídea Ribeiro, (editores). Agradeço a Vergílio Deniz Frutuoso a indicação do trabalho.

 

Susana Pimenta, do Centro de Estudos em Letras, CEL da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD, é autora do livro Dinâmicas Coloniais e Pós-Coloniais
Os casos de Reis Ventura, Guilhermina de Azevedo e Castro Soromenho,  Edições Humus, março de 2019, à venda na Wook.pt (aqui).

 

 

Anúncios

1 Comentário »

  1. Republicou isso em Arre burro que se faz tarde!.

    Comentário por Verdfruto — 06/07/2019 @ 10:53


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: