Castro Soromenho

Sobre

Blog sobre o escritor Fernando Monteiro de Castro Soromenho.

Além de apresentar artigos sobre a obra do escritor, divulgaremos informações a respeito do Acervo Castro Soromenho (ACS). O ACS é composto de: (1) correspondência pessoal, política e literária; (2) biblioteca sobre literatura, história e etnografia; (3) documentos políticos; (3) relatórios inéditos da administração colonial e outros documentos de autoria de Artur Ernesto de Castro Soromenho (pai do escritor); (4) fotografias de caráter etnográfico, da colonização portuguesa no início do século XX e da família e amigos; (5) livros, artigos, pesquisas, e manuscritos do escritor e revisões inéditas de várias de suas obras; e, (6) documentos pessoais. O acervo está sendo restaurado, classificado e digitalizado por Lúcia Ido, nora de Castro Soromenho.

O principal objetivo deste sítio é disponibilizar a pesquisadores material bibliográfico sobre Castro Soromenho.

A maior parte dos artigos, teses, etc. indicados encontram-se disponíveis em diversos sítios da rede. Normalmente, apenas indicamos o link desses trabalhos. Fazemos isso por vários motivos: economia de espaço no nosso sítio; respeito a direitos autorais;  e devido ao fato de que nos nossos dias as bibliotecas digitais e revistas acadêmicas organizam estatísticas de acesso – para essas instituições é importante que os trabalhos sejam acessados diretamente nos seus sítios. Por que referenciar trabalhos que já estão disponíveis na rede? Primeiro, o SOBRECS permite uma localização rápida do material que selecionamos (basta clicar nas diversas categorias). Segundo, muitas vezes links “se quebram”, trabalhos desaparecem na rede ou ficam difíceis de localizar. Guardamos cópias de todos os trabalhos indicados; se um link não mais funcionar, basta o pesquisador entrar em contato conosco (pedimos que o façam apenas se os links não funcionarem).

Disponibilizamos, igualmente, material inédito (relatórios, fotografias, etc.), que evidentemente acaba por ser copiado por outros sítios. Não temos objeções a esse procedimento (aliás, praticamente impossível de ser evitado), mas esperamos que o SOBRECS seja citado como fonte.

Por vezes, alteramos o nome de nossas categorias; geralmente para torná-las mais abrangentes e, assim, evitar a multiplicação das classificações que utilizamos.

Por último: evitamos normalmente fazer apreciações críticas, ressalvas, etc. sobre os trabalhos que divulgamos; consideramos que esse não é o nosso papel. Permitimo-nos, quando muito, uma ou outra observação a respeito da importância (reconhecida na literatura) ou do contexto desse trabalhos e o fazemos com objetivo de informar – embora juízos de valor sejam inevitáveis, nesses casos.

Para tratar de reedições e outros assuntos relativos a direitos autorais, deixe um comentário e entraremos em contato.

Jorge E. de Castro Soromenho.

6 Comentários »

  1. Que analise podemos apontar ao poema samba?. Há dualidade?

    Comentário por ozelia amaral sedlacek — 04/07/2010 @ 17:18

  2. Boa tarde. Estou neste momento a escrever uma tese de mestrado sobre o Nordeste de Angola. Poder-me-ão contactar? Aguardo resposta, sff. Obrigado. RFC

    Comentário por Raúl F. CURVÊLO — 03/03/2012 @ 13:17

  3. Procuramos imagens de Artur Ernesto de Castro Soromenho, e do Huambo/Nova Lisboa

    Estamos a preparar a edição do livro “Huambo | Nova Lisboa. Crónica da fundação da cidade e do seu tempo.” e a preparar uma exposição fotográfica das duas primeiras décadas do passado século XX nesta região de Angola.
    Podem entrar em contacto connosco para falarmos sobre o espólio fotográfico, e da possibilidade de publicar algumas fotografias?
    Agradecemos desde já a atenção dada a este assunto, ficamos a aguardar o v/ contacto.
    Ricardo Rodrigues

    Comentário por RICARDO RODRIGUES — 06/11/2013 @ 15:12

  4. Cara Lúcia Ido,

    Meu nome é Thiago Mio Salla, sou professor da Universidade de São Paulo (Brasil) e, no momento, estudo a recepção da obra do romancista brasileiro Graciliano Ramos em Portugal. Em pesquisa preliminar no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), encontrei uma carta de Castro Soromenho endereçada a Graciliano Ramos (tenho esse documento cá comigo). Tendo em vista a descoberta de tal missiva, gostaria de saber se no espólio de Castro Soromenho consta alguma carta enviada a ele pelo autor de “Vidas Secas”. É muito provável que sim, tendo em vista a relação estabelecida entre um e outro escritor. Como faço para consultar o ACS? Onde ele se encontra? Também tenho interesse em verificar se Castro Soromenho possuía alguma obra de Graciliano autografada.

    Desde já agradeço pela atenção.

    Com meus melhores cumprimentos,

    Prof. Dr. Thiago Mio Salla
    Universidade de São Paulo (USP) – Brasil

    Comentário por Thiago Mio Salla — 01/02/2014 @ 13:20

    • Prezado Prof., em breve, entrarei em contato por e-mail.

      Comentário por sobrecs — 03/02/2014 @ 15:57

  5. Boa tarde, estamos a produzir uma série televisiva e gostaríamos de contar com imagens do seu acervo. Qual seria o email para contato? Muito obrigado.

    Comentário por Garden Films — 23/11/2016 @ 12:27


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: